Mestre Bimba



Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba (1900-1974)

Foi o criador da Capoeira Regional, e mudou os rumos da capoeira. Ele incluiu a capoeira em outras camadas sociais e disciminou a capoeira em outras regiões do Brasil.

Manoel dos Reis Machado nasceu em 23 de Novembro de 1900 no bairro do Engenho Velho, Salvador- Bahia, filho de Maria Martinha do Bonfim e Luiz Cândido Machado, era o caçula de 25 filhos. O apelido ele ganhou depois que sua mãe perdeu uma aposta para a parteira. Ela (sua mãe) afirmava que daria a luz uma menina; a parteira, que seria homem. Dona Maria perdeu e o menino recebeu o apelido que, na Bahia , designava o orgão genital masculino. Luiz Cândido Machado, seu pai, era conhecido como grande batuqueiro, uma luta do nordeste que desapareceu com o tempo. Com 12 anos aprendeu Capoeira Angola com Bentinho, capitão da Companhia de Navegação Baiana.

Pode-se dizer que Manoel dos Reis Machado mudou os rumos da Capoeira. Talvez por manter contatos com estudantes universitários da época; talvez por acentuada percepção, digna dos artistas que captam realidades a frente de seu tempo, procurando ressaltar a combatividade da luta e ao mesmo tempo, adaptando-a a realidade da nossa sociedade. Mestre Bimba, antes da década de 1930, percebeu que era necessário que a capoeira sofresse algumas modificações para que pudesse se expandir e conquistar definitivamente o seu lugar no meio esportivo, cultural e educacional brasileiro.

Mestre Bimba era conhecido como habilidoso lutador, destacado em desafios no ringue, e exímio praticante da tradicional Capoeira Angola. Nos anos 30 Bimba é procurado por um estudante, Cisnando Lima, um cearense de família tradicional. Cisnando praticava algumas artes marciais e queria aprender capoeira. Cisnando com Bimba, cria toda a formalistica da Regional (mestre, batismo, formatura, paraninfo, calouro, orador, o termo formado, a metodologia de ensino), inclusive sugere o próprio nome da regional (pois nesta época capoeira era proibida por lei). Mestre Bimba criou a Luta regional Baiana, a qual ficou conhecida mais tarde como Capoeira Regional.

Ao contrário da Capoeira Angola, que era aprendida nas ruas, na improvisaão, a Capoeira Regional era ensinada em recinto fechado, com método, prática de exercícios físicos e seqüências de ensino. A capoeira ganhou um caráter esportivo. Bimba obteve aprovação governa mental ao dar à capoeira um caráter esportivo. Os capoeiristas eram vistos como vadios e bagunceiros devido as brigas, arruaças e confusões que faziam. Ao tirar a capoeira das ruas, ensinando-a em recinto fechado com método e disciplina, a capoeira passa à ser vista como esporte nacional.


Um sistema de ensino com rigor pedagógico: método de ensino, lições, avaliações, turma de alunos, aulas e rodas em dias e horarios definidos, livros de matrícula, controle de mensalidade, apostilas. Na Academia havía um quadro contendo um regulamento com nove itens, envolvendo aspectos técnicos e disciplinares:
1. Deixe de fumar. Proibido fumar durante os treinos.
2. Deixe de beber. O uso do alcool prejudica o metabolismo muscular.
3. Evite demonstrar aos seus amigos de fora da “roda” de capoeira seus progressos. Lembre-se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta.
4. Evite conversa durante o treino. Voce esta pagando o tempo que esta na academia, e observando os outros lutadores, aprenderá mais.
5. Procure gingar sempre.
6. Pratique diariamente os exercicios fundamentais.
7. Não tenha medo de se aproximar do oponente. Quanto mais proximo se mantiver, melhor aprendera.
8. Conserve o corpo relaxado.

9. Melhor apanhar na roda do que na rua. Quem foi aluno de Mestre Bimba, lembra-se do rigor no cumprimento dos horarios.


Em 1973 Bimba despediu-se de Salvador e foi morar em Goiânia, onde morreu aos 74 anos em 15 de fevereiro de 1974, um ano depois que deixou a Bahia.
         

Nenhum comentário: