O Berimbau :
O "BERIMBAU" É UM INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO DE ORIGEM AFRICANA, É UM INSTRUMENTO USADO TRADICIONALMENTE NA CAPOEIRA PARA MARCAR O RITMO DA LUTA, AQUI NO BRASIL ELE TAMBÉM É CONHECIDO POR VÁRIOS OUTROS NOMES COMO: RUCUNGO, URUCURGO, ORUCUNGO, ORICUNGO, URICUNGO, RUCUNGO, RICUNGO, BERIMBAU DE BARRIGA, GOBO, MARIMBAU, BUCUMBUMBA, BUCUMBUNGA, GUNGA, MACUNGO, MATUNGO, MUTUNGO, ARICONGO, ARCO MUSICAL E RUCUMBO. NO SUL DE MOÇAMBIQUE, ESTE INSTRUMENTO TRADICIONAL TEM O NOME DE XITENDE. EM ANGOLA CHAMADO HUNGU OU M'BOLUMBUMBA. O BERIMBAU ERA USADO ANTIGAMENTE POR VENDEDORES AMBULANTES PARA ATRAIR FREGUESES, NO INICIO A CAPOEIRA ERA ACOMPANHADA SOMENTE POR PALMAS E TOQUES DE TAMBORES, POSTERIORMENTE FOI INTRODUZIDO O BERIMBAU, SÓ SE LIGOU À CAPOEIRA NO SÉCULO XX. "INTRODUZIDO PELOS ANGOLEIROS, O BERIMBAU SE TORNOU A GRANDE ESTRELA DA RODA DE CAPOEIRA. O BERIMBAU É CONSTITUÍDO DE UM ARCO FEITO DE UMA VARA DE MADEIRA E UM FIO DE AÇO (ARAME) PRESO NAS EXTREMIDADES DA VARA. EM UMA DAS EXTREMIDADES DO ARCO É FIXADA UMA CABAÇA, QUE FUNCIONA COM CAIXA DE RESSONÂNCIA. O TOCADOR DE BERIMBAU UTILIZA UMA PEDRA OU MOEDA (DOBRÃO), A VARETA E O CAXIXI PARA PRODUZIR OS SONS DO BERIMBAU.
existem três tipos de berimbau utilizados na execução musical são eles: o berimbau Berra-boi, o Viola e o Médio. O Berra, também chamado Gunga, caracteriza-se por ser dotado de uma cabaça maior e consequentemente, ter o som de timbre mais grave. Como vimos, é o capoeira que o detém que irá comandar a roda, interrompendo-a quando necessário, além de estar atento quanto ao andamento ritimico que por ventura não esteja adequado. O berimbau Médio situa-se entre o Berra-boi e o Viola em tamanho de cabaça e na ordem dentro da bateria, ele deve complementar o toque sonoro do Berra. O Viola é responsável por entrelaçar o seu som com os "floreios" e viradas que expressam por exemplo, o sentimento do grupo ao apreciar o jogo e a bateria, mas suas variações não devem comprometer o andamento do conjunto, o tocador deste instrumento deve ser dotado de muita sensibilidade para determinar a hora certa de florear.
O Berimbau é formado por os seguintes materiais:
(A) Madeira (Biriba, Araçá, Tapioca, entre outras, para o arco);
(b) Arame de aço (tirados de pneus, segundo os mestres, são os melhores);
(c) Cabaça (Lagenaria vulgaris);
(d) Barbante (para fixar a cabaça ao arco de madeira e também o arame de aço à madeira);
(E) Couro (sola) para ser colocado dentro da cabaça, a fim de que o barbante não corte a mesma e, também, para se colocar em uma das extremidades da madeira para que o arame de aço nela não penetre;
(f) Cola (para fixar o couro à Cabaça);
(g) Taxas (02) para fixar o couro à madeira;
(h) Uma vareta de madeira flexível para percutir o arame de aço;
Nenhum comentário:
Postar um comentário