Osvaldo Lisboa dos Santos, conhecido como Mestre Paraná, um dos maiores tocadores de berimbau de todos os tempos, nasceu em 1923, em Salvador-BA.
Angoleiro nato foi aluno do Mestre Antônio Corró, ex-escravo na Bahia, viajando por todo o Brasil mostrando a capoeira e o som inigualável do seu gunga, gravando um compacto duplo pela CBS (Capoeira-Mestre Paraná).
Grande difusor da nossa arte, Mestre Paraná, a convite de Mercedes Batista, foi a Portugal mostrar a capoeira do Brasil, participando do filme "O Pagador de Promessas" (direção de Anselmo Duarte - Palma de Ouro em Cannes) e foi o primeiro a tocar berimbau na orquestra sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Nos idos dos anos 50, fundou o Grupo de Capoeira "São Bento Pequeno", no qual constituí toda a formação do Grupo Muzenza.
No dia 7 de março de 1972, no IAPASE (Rio de Janeiro - RJ), vítima de um súbito colapso cardíaco, morreu cantando o grande angoleiro, deixando uma lacuna em nossa capoeiragem.
Um comentário:
Duas correções:O ano de nascimento do Mestre Paraná é 1922.Quanto ao Filme O Pagador de Promessas,Mestre Paraná NÃO PARTICIPOU DELE e sim da montagem teatral O Pagador de Promessas no Brasil e em Portugal.E apenas a título de mais precisa informação o Grupo São Bento Pequeno originariamente chamava-se CONJUNTO FOLCLÓRICO DE CAPOEIRA SÃO BENTO PEQUENO e foi fundado em 1950 cinco anos após a vindo do mestre para o Rio de Janeiro.Meu nome José Roberto Gusmão Rocha,batizado Polaco discípulo de Mestre Paraná desde 1956.
Postar um comentário