domingo, 24 de novembro de 2013

Osvaldo Lisboa dos Santos Mestre Paraná



Osvaldo Lisboa dos Santos, conhecido como Mestre Paraná, um dos maiores tocadores de berimbau de todos os tempos, nasceu em 1923, em Salvador-BA.
Angoleiro nato foi aluno do Mestre Antônio Corró, ex-escravo na Bahia, viajando por todo o Brasil mostrando a capoeira e o som inigualável do seu gunga, gravando um compacto duplo pela CBS (Capoeira-Mestre Paraná).
Grande difusor da nossa arte, Mestre Paraná, a convite de Mercedes Batista, foi a Portugal mostrar a capoeira do Brasil, participando do filme "O Pagador de Promessas" (direção de Anselmo Duarte - Palma de Ouro em Cannes) e foi o primeiro a tocar berimbau na orquestra sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Nos idos dos anos 50, fundou o Grupo de Capoeira "São Bento Pequeno", no qual constituí toda a formação do Grupo Muzenza.
No dia 7 de março de 1972, no IAPASE (Rio de Janeiro - RJ), vítima de um súbito colapso cardíaco, morreu cantando o grande angoleiro, deixando uma lacuna em nossa capoeiragem.

Um comentário:

Mestre Polaco disse...

Duas correções:O ano de nascimento do Mestre Paraná é 1922.Quanto ao Filme O Pagador de Promessas,Mestre Paraná NÃO PARTICIPOU DELE e sim da montagem teatral O Pagador de Promessas no Brasil e em Portugal.E apenas a título de mais precisa informação o Grupo São Bento Pequeno originariamente chamava-se CONJUNTO FOLCLÓRICO DE CAPOEIRA SÃO BENTO PEQUENO e foi fundado em 1950 cinco anos após a vindo do mestre para o Rio de Janeiro.Meu nome José Roberto Gusmão Rocha,batizado Polaco discípulo de Mestre Paraná desde 1956.